:: Barbara Riegler ::

Esse blog vai mostrar um pouco mais sobre mim! Sobre as minhas aventuras...

CASTAS EM GOR

No universo goreano J. Norman criou uma organização social baseada em castas. As castas são grupos de homens de mesma atividade profissional ou atividade afins. Desta forma existem castas de Mercadores, de Medicos, de Engenheiros, etc… A cada uma é atribuída uma cor e um código de ética que tem valor de lei para os membros da casta se sobrepondo, muitas vezes as leis locais.
As castas são divididas em dois grupos high caste (castas altas) que geralmente governam as cidades e as low caste (castas baixas) que agrupam todas as outras castas. A casta de uma casa define o nível de formação que os membros da casa recebem. Assim há o “first knowledge”, que é o conhecimento de senso comum que a maior prte da população do planeta tem, e há o “second knowledge” uma forma de conhecimento mais erudito e científico que é privilégio das high castes.
As high castes são cinco, a saber:


Inciates – Os sacerdotes da religião mais adotada em GOR qeu é o culto aos “Priest Kings”. Sua cor é o branco.
Scribes – Os cientistas, magistrados, e acadêmicos. Sua cor é o azul.
Fisicians – Os médicos, psicologos, e profissionais da saúde. Sua cor é o verde.
Buiders – Os engenheiros de todas as especialidades e contrutores. Sua cor é o amarelo.
Wariors – Os guerreiros, soldados sejam do estado ou mercenários. Sua cor é o vermelho.

Todas as outras castas são low castes embora algumas como os Merchant (mercadores) e os slavers (mercadores de escravas) sejam castas de grande poder que por vezes governam indiretamente as cidades.
Embora exista a possibilidade de um homem mudar de casta bastando para isso mostrar habilidades compatíveis com a casta destino e ser aceito pela mesma, tais mudanças raramente ocorrem porque os Goreanos em geral são orgulhosos de sua casta não importando sua posição.
Esta última questão é, a meu ver, a mais importante do ponto de vista da filosofia goreana. Eu vejo que toda esta estrutura na literatura tem o objetivo de mostrar que o homem deve ter orgulho do que faz, de quem é, que deve ser sincero consigo mesmo buscando a sua verdade em todos os aspectos da sua vida. E, uma vez que tenha encontrado esta verdade, não deveria se preocupar com a visão da sociedade sobre o que faz ou sobre o que é, antes viver a sua própria escolha com alegria e orgulho.
Finalmente, em nível do estilo de vida goreano o uso de castas seria perfeitamente dispensável se a filosofia por traz das castas for assimilada, entretanto se tornou tradicional entre os que adotam o estilo de vida goreano escolher uma casta de acordo com sua atividade profissional ou de suas aptidões.